FAQ

Dúvidas

Colocamos aqui algumas das perguntas, dúvidas, mais freqüentes entre os nossos visitantes. Como o tema é muito vasto estaremos a disposição para ajudar a sanar qualquer dúvida sobre a Arte do Cultivo de Bonsai. Por favor verifique se a sua dúvida pode ser sanada pelas respostas listadas abaixo. Leia [+]

O que é Bonsai?

Arte oriental de miniaturizar plantas. Originou-se na China, por volta de 202 a.C., sendo no Japão que se tornou uma alta forma de expressão artística. Leia [+]

Temos para venda:

Pré Bonsais de Plantas Frutiferas (Jaboticabeira, Pitangueira, Acerola, Mini Jambo e Araça). Juniperos, Pinheiro Negro, Tuia Jacaré e muitas outras. Saiba mais [+]

 

 

FAQ

Colocamos aqui algumas das perguntas, dúvidas, mais freqüentes entre os nossos visitantes. Como o tema é muito vasto estaremos a disposição para ajudar a sanar qualquer dúvida sobre a Arte do Cultivo de Bonsai. Por favor verifique se a sua dúvida pode ser sanada pelas respostas listadas abaixo.

Desejo saber tudo sobre Bonsai

Esta é uma pergunta freqüente e também impossível responder num e-mail, pois as técnicas de cultivo de bonsai são muito amplas, seria preciso escrever um livro.

Se a pessoa estiver realmente interessada é necessário ter acesso a alguma literatura básica e com a familiarização dos procedimentos de cada técnica poderá tirar suas dúvidas com perguntas mais específicas. Lembrando que o objetivo deste site é dar uma breve introdução as técnicas envolvidas no cultivo de bonsai e disseminar a arte. Como é explicado no site (página "Bonsai ?") cada espécie de planta requer cuidados específicos e que o descrito nos "Cuidados Básicos" (na mesma página), poderá ser dito como "regra geral".
Época das podas (galhos, folhas e raízes) dependerá da espécie de planta. Quando se deve mudar de vaso também dependerá de como a planta está se desenvolvendo.

É interessante que o iniciante tenha acesso a literatura básica sobre Bonsai, ter noções de jardinagem (manejo de plantas), iniciar com espécies de plantas de fácil manejo
(ex: Serissa). A tarefa mais perigosa para a planta é a poda de raízes, peça auxílio para alguém que já tenha realizado esta tarefa com sucesso, ou com mais experiência.

A manutenção de um Bonsai sem realizar poda de raízes é bem simples, além disso as podas de raízes são realizadas num período médio de 1 a 2 anos.

[Volta ao início]


Como começar ?

Para se desenvolver um bonsai aplicando todas as fases do cultivo (podas aéreas e de raízes, troca de vaso, etc.) é interessante que o  iniciante tenha algum conhecimento básico sobre jardinagem e conhecer o manejo da planta escolhida para cultivar como bonsai, escolha uma planta de fácil manejo.

Ler alguma literatura sobre a arte e suas diversas técnicas. Ler sobre espécies de plantas, como cultivar cada uma delas, principalmente sobre a espécie escolhida. Saber sobre adubação, combate e prevenção de pragas e doenças, o efeito das estações do ano sobre a espécie, quando podar, enfim, as peculiaridades da planta.

Sendo Bonsai uma Arte o estilo e tortuosidade dos galhos vai depender exclusivamente do cultivador. Para facilitar a escolha do estilo ("tipo") do bonsai, o iniciante poderá pesquisar fotos de bonsai, fotos mostrando bonsai de diversas espécies de plantas e idade (tamanho e estilo),  na Internet existem vários sites com boas fotos. Também estão disponíveis vários livros com produção gráfica excelente encontrados nas boas livrarias.

Se for possível participar de um curso sobre a técnica será ótimo, principalmente se incluir uma parte prática, Além do aprendizado o iniciante poderá trocar idéias e experiências.

Encontre um fornecedor de material confiável. O iniciante irá precisar de terra, adubo, vaso, tela de nylon, arame, esfagno (musgo desidratado), musgo para decoração, algumas ferramentas.

[Volta ao início]


Cuidados Básicos.

Os Cuidados Básicos estão melhor descritos na página "Bonsai ?", abaixo apresentamos um resumo.

Considerando as espécies mais utilizadas para bonsai podemos dividi-las nas classes Exterior e Interior.
Para EXTERIOR deveremos ter uma exposição a luz solar direta de pelo menos 4 horas diárias. Nesta classe podemos citar como exemplo as coníferas ou popularmente chamados "Pinheiros"
Para INTERIOR é necessário que o bonsai receba luz direta e/ou indireta durante 4 horas diárias, é aconselhável que uma vez por semana o bonsai seja exposto a luz solar direta, se possível no período da manhã, durante 3 a 4 horas.

[Volta ao início]


Espécies mais Utilizadas.

Poderemos cultivar como bonsai quase todas as plantas de caule lenhoso. Dê preferência para plantas com folhas pequenas, no caso de frutíferas que os frutos não sejam muito grandes.

Lembrar que cada planta (espécie) tem cuidados específicos.Escolha plantas de sua região pois será mais fácil cultivá-las por que já estão adaptadas ao clima.

Uma pequena lista:
Ácer, Amoreira, Romãzeira, Thuya Jacaré, Ardísia, Árvore da Felicidade, Salgueiro-Chorão, Azalea, Bambu, Buganvillea, Thuya Hinoki, Buxus, Caliandra, Cedrinho, Podocarpos, Cerejeira, Murta, Ficus, Pitangueira, Gardênia, Jasmin, Jabuticabeira, Resedá, Junípero, Laranjeira, Limoeiro, Pessegueiro, Manacá, Marmeleiro, Serissa, Pinheiro, Mexeriqueira, Nan-Ten, Pau-Brasil, Piracanta, Pereira, Thuya Degenerada, Acerola, Fuji, Matsu, Macieira...

[Volta ao início]


Poda Aérea - Galhos e Folhas

Podar quer dizer tirar galhos em excesso e ao mesmo tempo dar direcionamento.
Depois de já definido a posição dos galhos, a medida em que o broto cresce, periodicamente é só cortar e reduzir o tamanho dos brotos e galhos para manter sempre a harmonia visual. A época da poda dependerá da espécie de planta cultivada e da estação do ano.

[Volta ao início]


Poda de Raízes

Início da primavera é o período mais indicado para realizarmos poda de raízes e re-envasamento.

A espécie e sua idade determinarão a periodicidade das podas. Plantas mais jovens, onde seu sistema radicular está em plena atividade, as podas são mais freqüentes, a cada 1 ou 2 anos; Já em plantas idosas, este intervalo é maior devido ao seu ciclo vegetativo estar com crescimento bem diminuído.

As raízes poderão ser diminuídas em até 1/3 do seu total.

É importante usar ferramentas adequadas para não danificar as raízes.

A poda de raízes é uma das tarefas mais delicadas na técnica do cultivo, se você é principiante deverá pedir ajuda a alguém que tenha experiência em jardinagem ou em bonsai. 
Para iniciar um bonsai uma espécie adequada seria a Serissa, resistente aos diversos climas do Brasil e podendo ser cultiva no interior ou exterior, desde que seguidas as recomendações na página "Bonsai?"

Após a poda de raízes, não exponha o bonsai a ventos fortes e deixe-o em meia sombra por um período de 50 dias e, após este período, introduzir o sol direto gradativamente até poder expor ao sol pleno. Comece com 1 hora e aumente na razão de 1 hora de 2 em 2 dias até atingir 6 horas. Poderá então deixá-lo o dia todo (sol pleno).
Não aplique adubos por um período de 30 a 40 dias

[Volta ao início]


Tipo de Vaso

Existe uma variedade de vasos para bonsai, considerando que o vaso é parte integrante do bonsai, este deverá ser escolhido de acordo com o estilo de bonsai desejado. Quando se cultiva um bonsai no estilo cascata o vaso é alto pois deverá garantir a sustentação do bonsai de maneira estável.

O vaso deverá ter furos de drenagem evitando que a água fique empoçada.

A cor do vaso deve estar em harmonia com colorido da planta.

[Volta ao início]


Terra

A composição da terra poderá ser dividida em dois tipos básicos, sendo um para coníferas e outra para não coníferas. Dentre esses dois tipos básicos temos pequenas variações na composição da terra, essas variações são devidas a necessidades diferentes de cada espécie.

Os componentes mais utilizados nas misturas são:

Na figura (vaso) o número 1 representa o pedrisco e o 2 a composição da terra para cada tipo (espécie) de planta.

[Volta ao início]


Adubação

Adubação, poderá ser mensal, diminuindo nos meses de inverno. Pode ser usado :
Torta de Mamona + Farinha de Osso misturados em quantidades iguais, deve ser colocado na superfície do vaso, longe do tronco, em montinhos, após a rega. Farelo de peixe ou adubo químico também poderão ser utilizados. Siga a dosagem indicada pelo fabricante

É importante fornecer Nitrogênio, Fósforo e Potássio para a planta.

[Volta ao início]


Pragas e Doenças

Tanto árvores na natureza, como as cultivadas em vaso, são susceptíveis a pragas e doenças. Podemos usar preventivos em alguns casos, mas, o que dará mais resultado é com certeza a atenção dispensada, por exemplo na hora da rega, examinando suas folhas e caules para constatar presença de alguma praga e detê-las quando ainda estiverem em sua fase inicial.

 

Pragas mais comuns.

Doenças mais comuns

É importante colocar o bonsai no sol para que através do processo de fotossíntese crie seus próprios meios de defesa e cresça compacto e sadio.

[Volta ao início]


Literatura Básica

Revista:

A revista "Natureza" (Editora Europa), tem uma edição especial de bonsai, poderá ser encontrar nas bancas de revistas ou encomendadas diretamente da editora.

 

Livro:
"Cultivando Bonsai no Brasil"

Fabio Antakly Noronha
Alianca Cultural Brasil-Japao

Existem uma infinidade de livros sobre bonsai, para iniciantes e iniciados. Livros sobre jardinagem também poderão ajudar ao iniciante, apresentando conhecimentos básicos no trato com as plantas.

Continua

Clique aqui e leia mais [+]